
A forma de poupar para a reforma
E outras regalias para quando a altura chegar

Os seguros para a reforma, também conhecidos como Planos Poupança Reforma (PPR), são produtos financeiros concebidos para complementar a sua pensão no futuro. A ideia é que, ao longo da sua vida ativa, vá fazendo entregas de dinheiro que serão investidas pela seguradora para que o seu capital cresça. No momento da sua reforma, pode resgatar esse valor, seja de uma só vez ou através de uma renda regular.
São uma ferramenta de poupança a longo prazo com o objetivo de garantir um futuro financeiro mais confortável, atenuando a incerteza em relação ao valor das pensões pagas pela Segurança Social.
Vantagens e Benefícios Fiscais
Uma das maiores razões para escolher um PPR são os seus benefícios fiscais. Pode deduzir à coleta do IRS uma parte dos valores que investir anualmente, até um certo limite. Esta dedução depende da sua idade e dos montantes aplicados. Por exemplo, pessoas com menos de 35 anos podem ter um benefício maior.
Além disso, no momento do resgate, a tributação sobre os rendimentos gerados costuma ser mais favorável do que a aplicada a outros produtos de investimento, desde que o PPR seja mantido por um período mínimo de tempo.
Devemos salientar que o PPR não é o único produto de investimento com vários benefícios e rentabilidade garantida
